A RCA é uma Rede Colaborativa que atua em vários níveis e modalidades de ensino, bem como realiza pesquisa e desenvolvimento de novas metodologias e tecnologias educacionais, desenvolve conteúdos, disponibiliza serviços, em articulação com os parceiros do setor educacional, públicos e privados em consonância com as demandas da sociedade.  O espaço disponibilizado pela RCA proporcionará a troca de experiências entre os profissionais da educação, possibilitando a aproximação teórico-prática e a revisão de suas práticas pedagógicas, de modo a promover que o estudante seja protagonista da construção de conhecimento. A aprendizagem ativa atua como recurso educacional de extrema importância, sendo necessária a reflexão de sua aplicabilidade em diferentes cursos e níveis de formação, bem como uma avaliação do papel do professor nesse processo. O aprimoramento dessas estratégias estará nos objetivos específicos da Rede.

A RCA é também um artefato destinado a promover a inovação através dos grupos de pesquisa a ela associados, realizando verificação de competências, ofertando cursos entre outras, com o objetivo de contribuir no desenvolvimento profissional dos atores envolvidos.

Para alcançar seus objetivos, a RCA promoverá ações conjuntas entre as instituições de ensino superior públicas no Estado Bahia, com vistas à melhoria da qualidade da educação, através da gestão de ações executivas de caráter acadêmico-administrativas em regime de parceria, ações estas que visam integrar as atividades de ensino na modalidade semipresencial, pesquisa e extensão das instituições parceiras.

Dentre as ações executivas caberá a RCA, no que diz respeito à educação a distância, o apoio à produção do material didático e a operacionalização dos processos próprios a esta modalidade de ensino, incluindo a oferta de cursos gratuitos, quando forem desenvolvidos com financiamento governamental e/ou pagos pelos estudantes e pela oferta dos componentes curriculares desenvolvidos pela instituições parceiras. No que se refere aos cursos pagos serão oferecidas bolsas de estudos, numa proporção de até 10% das matrículas efetivas (pagantes), para os membros das comunidades acadêmicas e ou administrativas das instituições parceiras.

Acreditamos que é necessário um sistema educacional mais moderno, solidário e colaborativo com pessoas capazes de valorizar o trabalho colaborativo no mesmo nível de valorização do trabalho individual. Você está convidado. Nós queremos transformar as práticas educacionais, contamos com você.

 

MINUTA DO PROJETO DA REDE COLABORATIVA DE APRENDIZAGEM – RCA